O conceito de “ausência de limites” que a internet proporciona para comprar de qualquer lugar também serve para definir as diversas funcionalidades que os smartlockers (terminais inteligentes de autoatendimento) oferecem à logística brasileira. Tradicionalmente, hoje são muito utilizados pelo setor de e-commerce no modelo “Pickup and Dropoff points” (PUDOs), que em português significa, “pontos de retirada” em locais estratégicos para que o consumidor retire sua mercadoria com mais rapidez e facilidade. Os smartlockers são unidades modulares que possuem vários compartimentos para acomodar diferentes tamanhos de mercadorias, acessíveis 24 horas por dia, conforme necessidade da logística.
Além do e-commerce, a boa notícia é que os smartlockers podem ser utilizados por transportadoras e embarcadores de diversos setores para atender demandas de crossdocking e logística reversa, afirma Michele Dim D’Ippolito, CEO e co-fundador da UNLOG, startup logtech focada em transformar espaços ociosos, como garagens e estacionamentos de shoppings, em hubs de apoio à logística.
No e-commerce, o maior custo é o da entrega, até a porta do cliente, e esse dispositivo pode facilitar e reduzir o tempo, além de ser uma solução para prevenção de sinistros em áreas de risco e restrição, como por exemplo, nas comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Isso resolve grandes desafios da indústria varejista, pois muitas vezes, o consumidor efetua a compra online, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos adicionais para toda a cadeia. Em relação às transportadoras, que trabalham por exemplo com pedidos menores, os smartlockers podem economizar tempo e dinheiro no deslocamento, pois servem como um ponto de consolidação de entregas. Já para o consumidor final, as vantagens são inúmeras, assim como melhores preços no frete e liberdade para buscar o pedido a qualquer momento.
Cross docking é mais ágil com smartlockers
A tendência é que os smartlockers conquistem o mercado de distribuição e transporte quando o assunto é a eficiência e agilidade dos processos para o cross docking, processos de armazenamento, transporte e entrega de produtos. Após o pedido feito por um cliente, os produtos são enviados para o smartlocker em um ponto estratégico da cidade. Nesta cadeia de distribuição, os smartlockers são inseridos como um apoio para a mudança de modal. O caminhão passa pela manhã nos locais onde estão instalados e faz os depósitos das rotas consolidas que podem ficar armazenadas por algumas horas à espera do entregador que fará a entrega direta para o cliente final ou em um PDV.
A solução, além eficiente, também é bem segura, pois os smartlockers podem receber um sistema de vigilância de câmeras 24 horas, além de contar com abertura criptografada via aplicativo e sistema de alarme.
Os processos que envolvem a logística reversa também podem ficar mais agradáveis com os smartlockers. Ao invés do deslocamento até à unidade da transportadora, enfrentar filas e realizar a postagem do objeto para devolução/troca, o cliente pode apenas deixar o seu pacote no armário inteligente e a empresa de transporte faz a coleta.
Cases UNLOG
O smartlocker da UNLOG, conhecido no mercado como Unpod, já faz parte dos processos de crossdocking da Ambev no Rio de Janeiro. Com essa iniciativa ainda pouco explorada na logística brasileira, a empresa busca mais velocidade em seus processos com os canais de interação com o consumidor final. Já a Farma Delivery, líder no segmento de e-commerce de medicamentos do Brasil, vem implementando desde março, o Unpod no modelo pick-up point (pontos de retirada) para o consumidor final facilitando seu dia a dia.
Saiba mais sobre o Unpod
O Unpod é um armário inteligente que foi criado para atender às necessidades de empresas que buscam ganhar eficiência na distribuição de seus produtos, utilizando-o como um ponto de entrega avançado em centros urbanos. Sua contratação é no formato D.A.A.S (Device as a Service), ou seja, o contratante paga uma mensalidade para montar sua rede de lockers sem a necessidade realizar grandes investimentos na compra dos mesmos.
Sua aplicação atende diversas demandas, desde pick-up points, estoques avançados até crossdocking. A solução vem ganhando muita força em diversos setores, como por exemplo no caso do segmento B2B, que precisa atender restrições à circulação de caminhões em grandes cidades e à estratégia omnichannel de setores da economia, assim como o varejo. O Unpod é um equipamento também que traz conforto para quem o utiliza, além de reduzir as chances de multas de trânsito e aumentar a segurança das operações de carga e descarga.
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