Com o avanço das compras online nos últimos anos e o sucesso repentino de marketplaces e e-commerces, o mercado foi inundado por termos que muitas vezes confundem a cabeça dos clientes. Um dos segmentos que mais se desenvolveram no último período foi o de logística e, junto com esse crescimento, também surgiram muitas novas expressões para explicar o funcionamento das operações. Por exemplo, você sabe o que significa “Last Mile?” Se não sabe, fique calmo, vamos te ajudar.
A primeira vista, a expressão Last Mile, pode trazer um pouco de confusão, pois ela é utilizada em diversos campos. De modo geral, este é conhecido como “o último esforço”, ou em sua tradução literal, é a "última milha”.
No segmento de transporte, Last Mile, refere-se ao último processo da entrega. O momento em que o produto sai do centro de distribuição e destina-se ao cliente. Esta ação também pode ser conhecida como Last Mile TC (to Consumer), assim dizendo, últimas milhas realizadas diretamente ao cliente.
Agora que você já sabe o que é Last Mile, entenda o impacto dele nos e-commerces
Ter uma boa eficiência logística é de extrema importância para quem trabalha com vendas. Afinal, garantir que o produto certo chegue na hora certa e no cliente certo, é essencial para uma boa experiência do consumidor com a sua loja.
Assim, por meio de uma estratégia de Last Mile bem elaborada, é possível demonstrar eficiência no processo logístico, cumprindo os prazos e garantindo que os produtos cheguem livres de danos, normalmente causados por desleixo durante o transporte e entrega.
Além disso, uma boa Last Mile mostra empatia com o cliente, que se encontra ansioso em sua casa, esperando pelo seu produto e normalmente é fidelizado com facilidade ao ficar satisfeito com a entrega do pedido.
Os desafios da Last Mile avançam conforme a tecnologia
Um dos maiores desafios durante este último processo é a redução de custos. Com a margem de lucro apertada, a otimização de gastos define um bom gerenciamento logístico neste momento.
Além do mais, o valor desta operação também influencia no bolso do cliente final, o que pode gerar descontentamento ou até mesmo abandono do carrinho em muitos casos.
Outro aspecto que deve ser considerado é a transparência da sua entrega. Hoje em dia, os compradores desejam obter clareza sobre o caminho que o seu pedido percorre até chegar em suas mãos.
A tecnologia entra neste processo, sendo capaz de ajudar a otimizar tempo e gastos diversos dos lojistas. Além de proporcionar mais informações para os compradores, que conseguirão acompanhar tudo durante este último processo, criando um ambiente de compra agradável, capaz de saciar a ansiedade do cliente durante a sua espera.
Agora que você já sabe o que é Last Mile e como ele é importante para o seu negócio, que tal receber algumas dicas para otimizar a última milha da entrega, em sua loja online?
Para isso, a primeira dica é investir em transportadoras privadas. Assim, é possível diminuir o prazo de envio e atingir um maior número de CEP’s no menor tempo possível. Além disso, é viável disponibilizar maior flexibilidade nos prazos e preços do frete para o consumidor.
No entanto, ao escolher a melhor transportadora para o negócio, não se apegue apenas aos transportes realizados por caminhões. Mas também procure diversos meios de envio, como motocicletas e bicicletas, que podem ser mais eficientes conforme as rotas disponíveis para chegar ao cliente.
Outra economia que pode ser feita, é optar por cargas compartilhadas até os centros de distribuição. Desta forma pode-se reduzir os custos pela metade!
Por último, busque uma transportadora que possua tecnologia avançada, para que os compradores possam acompanhar a entrega em tempo real, diminuindo a ansiedade e consequentemente aumentando as chances de recompra.
Após escolher a transportadora ideal com base nas dicas acima, comece a analisar suas vendas, prazos de entregas e perfil de consumidores. Assim, é possível criar estratégias mais eficientes, pensando sempre na melhor Last Mile para o consumidor.
Também efetue testes A/B de simulação de frete em seu site, aplique diferentes experiências para analisar quais fatores mais atraem clientes e estimulam a conversão. Estas dicas vão te ajudar a criar uma estratégia de logística com foco na Last Mile mais competente para o agrado de seus consumidores.
Para mais dicas como essas acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as informações necessárias para um serviço de entregas eficiente em seu e-commerce ou marketplace.
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