top of page
  • Foto do escritorunlog hub

Como vender do fabricante para o consumidor?

Aprenda a como vender do fabricante para o consumidor sem grandes dificuldades.


Vender do fabricante diretamente para o consumidor tem se tornado uma prática super comum nos últimos tempos. O modelo de negócio conhecido como D2C elimina a barreira que existe entre produtor e consumidor e gera um maior controle de marca, reputação e táticas de marketing e vendas.


Entretanto, iniciar no modelo D2C exige que você tenha uma estratégia online ampla e que seja muito mais viável para os fabricantes. Além disso, é importante destacar que a indústria vai estar competindo com marcas gigantes do varejo, que já estão muito bem consolidadas no comércio eletrônico.


Neste material iremos te mostrar como funciona o D2C, por que você deve investir nesse modelo e em quais canais você deve vender. Continue lendo e saiba mais!


B2C X D2C


Business to Business to Consumer (B2B2C) é utilizada quando a indústria vende os bens de consumo para o varejista, que acaba comercializando para o consumidor. Esse é um modelo de relação comercial que permite que a empresa B2B chegue indiretamente ao consumidor, sem que ocorra conflitos com o varejo.


Já o modelo D2C é usado em indústrias, importadoras e distribuidoras que fazem a venda diretamente para o consumidor, sem nenhuma participação de intermediários, como as lojas de varejo, por exemplo.


Ao utilizar esse modelo a fabrica pode vender para o consumidor final. No passado isso era considerado impraticável para alguns negócios por conta da estrutura que era exigida, dos custos de operação e do temor de que a prática acabaria afetando a relação da indústria com os clientes. Contudo, o comércio eletrônico fez isso mudar.


Conheça os benefícios de vender direto da fábrica para o consumidor online


O avanço do e-commerce nos últimos anos proporcionou diversos benefícios para os empreendedores, sendo um deles a redução da distância entre a fábrica e o consumidor final, além de diminuir os custos de operação e implementação. Ou seja, as indústrias têm muito a ganhar ao realizar vendas diretamente para pessoa física. Conheça algumas das vantagens:


Alcance

Com a internet, as indústrias podem chegar a diversos locais que os vendedores não conseguem alcançar, seja por conta da concorrência ou de limitações geográficas.


Mais produtos

Os fabricantes têm a chance de disponibilizar uma linha completa de produtos, isso é uma ótima vantagem já que geralmente a maioria dos canais não vendem todos os bens nem suas versões.


Criar relacionamentos

Realizar vendas online para o consumidor final é uma ótima oportunidade para criar um relacionamento verdadeiro com o público. Ao invés de estar em um canal com muitas outras marcas e que possui uma grande concorrência e guerra de preços para todo o lado, você pode se dedicar muito mais ao seu cliente e acabar criando vínculos com ele.


Margem de lucro

A margem de lucro costuma ser maior quando não é necessário pagar os intermediários. Além disso, permite que você possa atribuir um preço que seja mais vantajoso para o consumidor, o tão famoso “preço de fábrica”.


Em quais canais eu devo vender?

Existem diversas possibilidades, e nenhuma anula a outra, tornando possível que elas operem juntas. Ou seja, a fábrica pode vender no próprio e-commerce, o que acaba reforçando a credibilidade da marca e garante mais segurança para o cliente.


É importante ressaltar que em casos como este haverá despesas com a plataforma e com a divulgação dos produtos. Por isso, existem duas opções: terceirizar a operação, através da contratação de uma agência de marketing, ou montar uma equipe interna que vai ficar responsável pelo gerenciamento do e-commerce. Conheça mais oportunidades e responsabilidades:


As oportunidades

  • Linha completa de produtos;

  • Valorização da marca;

  • Autonomia;

  • Gestão de marca.


As responsabilidades

  • Divulgação para atrair tráfego;

  • Investimentos e riscos;

  • Segurança;

  • Logística.

Além disso, você tem a opção de estar em um ou mais marketplaces. Nestes casos, não vão existir custos com plataforma, entretanto, você terá que pagar taxas. Por mais que a visibilidade seja um ponto alto desse tipo de canal de vendas, a fábrica vai estar concorrendo com outras lojas, o que vai acabar desencadeando uma guerra de preços. Uma outra desvantagem desse modelo é estar totalmente dependente do marketplace, sem poder vender por conta própria.


As oportunidades

  • Um tráfego qualificado;

  • Consumidores fiéis;

  • Maior abrangência geográfica;

  • Manutenção simplificada.


As responsabilidades

  • Regras;

  • Pagamento de taxas;

  • Visibilidade da marca;

  • Preço do produto e frete.

Para que você consiga definir em quais canais vender olhe para os produtos fabricados. Ou seja, se forem muito competitivos (como eletrônicos e eletroportáteis), começar no marketplace é uma ótima opção. Se os seus produtos forem super exclusivos e bastante nichados, a melhor estratégia será vender no próprio e-commerce.


A experiência do usuário


No modelo de negócio B2B fica sob responsabilidade do varejo a experiência de compra do cliente, entretanto, no formato D2C esse papel fica sob responsabilidade da indústria.


É importante ressaltar que essa proximidade com o consumidor pode abrir diversas oportunidades para o fabricante. Através dessa oportunidade você poderá entender quais são as tendências e comportamentos do mercado para melhorar produtos mais atuais e desenvolver novas ideias, além de saber quais são as expectativas do público sobre o que a marca produz.


Use todas essas dicas enquanto oferece uma experiência de compra única para o seu consumidor. Saiba que uma boa UX faz com que o consumidor volte a comprar de novo, gerando a tão almejada fidelização no varejo. Além de ajudar a construir a reputação e autoridade do site, atraindo ainda mais clientes e deixando o e-commerce à frente dos concorrentes.


É muito importante também que você saiba gerenciar o estoque da loja online, invista em bons gateways de pagamento, tenha plataformas funcionais e com um suporte para operar um processo de entrega eficiente.


Antes de entrar para o mercado D2C verifique se a sua empresa está totalmente preparada. A nova operação vai exigir capacitação dos funcionários e entendimento do formato para que o modelo de negócio se torne sustentável. Além disso, é muito importante que você não entre para o comércio eletrônico com a pretensão de que ele acabe se tornando o seu canal número um em vendas, para uma grande parte das marcas isso nunca acontece.


Quer integrar esse sistema ao seu negócio? Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe. Por fim continue acessando o nosso blog para ver muitos outros conteúdos como este.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page