Aprenda a como vender do fabricante para o consumidor sem grandes dificuldades.
Vender do fabricante diretamente para o consumidor tem se tornado uma prĂĄtica super comum nos Ășltimos tempos. O modelo de negĂłcio conhecido como D2C elimina a barreira que existe entre produtor e consumidor e gera um maior controle de marca, reputação e tĂĄticas de marketing e vendas.
Entretanto, iniciar no modelo D2C exige que vocĂȘ tenha uma estratĂ©gia online ampla e que seja muito mais viĂĄvel para os fabricantes. AlĂ©m disso, Ă© importante destacar que a indĂșstria vai estar competindo com marcas gigantes do varejo, que jĂĄ estĂŁo muito bem consolidadas no comĂ©rcio eletrĂŽnico.
Neste material iremos te mostrar como funciona o D2C, por que vocĂȘ deve investir nesse modelo e em quais canais vocĂȘ deve vender. Continue lendo e saiba mais!
B2C X D2C
Business to Business to Consumer (B2B2C) Ă© utilizada quando a indĂșstria vende os bens de consumo para o varejista, que acaba comercializando para o consumidor. Esse Ă© um modelo de relação comercial que permite que a empresa B2B chegue indiretamente ao consumidor, sem que ocorra conflitos com o varejo.
JĂĄ o modelo D2C Ă© usado em indĂșstrias, importadoras e distribuidoras que fazem a venda diretamente para o consumidor, sem nenhuma participação de intermediĂĄrios, como as lojas de varejo, por exemplo.
Ao utilizar esse modelo a fabrica pode vender para o consumidor final. No passado isso era considerado impraticĂĄvel para alguns negĂłcios por conta da estrutura que era exigida, dos custos de operação e do temor de que a prĂĄtica acabaria afetando a relação da indĂșstria com os clientes. Contudo, o comĂ©rcio eletrĂŽnico fez isso mudar.
Conheça os benefĂcios de vender direto da fĂĄbrica para o consumidor online
O avanço do e-commerce nos Ășltimos anos proporcionou diversos benefĂcios para os empreendedores, sendo um deles a redução da distĂąncia entre a fĂĄbrica e o consumidor final, alĂ©m de diminuir os custos de operação e implementação. Ou seja, as indĂșstrias tĂȘm muito a ganhar ao realizar vendas diretamente para pessoa fĂsica. Conheça algumas das vantagens:
Alcance
Com a internet, as indĂșstrias podem chegar a diversos locais que os vendedores nĂŁo conseguem alcançar, seja por conta da concorrĂȘncia ou de limitaçÔes geogrĂĄficas.
Mais produtos
Os fabricantes tĂȘm a chance de disponibilizar uma linha completa de produtos, isso Ă© uma Ăłtima vantagem jĂĄ que geralmente a maioria dos canais nĂŁo vendem todos os bens nem suas versĂ”es.
Criar relacionamentos
Realizar vendas online para o consumidor final Ă© uma Ăłtima oportunidade para criar um relacionamento verdadeiro com o pĂșblico. Ao invĂ©s de estar em um canal com muitas outras marcas e que possui uma grande concorrĂȘncia e guerra de preços para todo o lado, vocĂȘ pode se dedicar muito mais ao seu cliente e acabar criando vĂnculos com ele.
Margem de lucro
A margem de lucro costuma ser maior quando nĂŁo Ă© necessĂĄrio pagar os intermediĂĄrios. AlĂ©m disso, permite que vocĂȘ possa atribuir um preço que seja mais vantajoso para o consumidor, o tĂŁo famoso âpreço de fĂĄbricaâ.
Em quais canais eu devo vender?
Existem diversas possibilidades, e nenhuma anula a outra, tornando possĂvel que elas operem juntas. Ou seja, a fĂĄbrica pode vender no prĂłprio e-commerce, o que acaba reforçando a credibilidade da marca e garante mais segurança para o cliente.
Ă importante ressaltar que em casos como este haverĂĄ despesas com a plataforma e com a divulgação dos produtos. Por isso, existem duas opçÔes: terceirizar a operação, atravĂ©s da contratação de uma agĂȘncia de marketing, ou montar uma equipe interna que vai ficar responsĂĄvel pelo gerenciamento do e-commerce. Conheça mais oportunidades e responsabilidades:
As oportunidades
Linha completa de produtos;
Valorização da marca;
Autonomia;
GestĂŁo de marca.
As responsabilidades
Divulgação para atrair tråfego;
Investimentos e riscos;
Segurança;
LogĂstica.
AlĂ©m disso, vocĂȘ tem a opção de estar em um ou mais marketplaces. Nestes casos, nĂŁo vĂŁo existir custos com plataforma, entretanto, vocĂȘ terĂĄ que pagar taxas. Por mais que a visibilidade seja um ponto alto desse tipo de canal de vendas, a fĂĄbrica vai estar concorrendo com outras lojas, o que vai acabar desencadeando uma guerra de preços. Uma outra desvantagem desse modelo Ă© estar totalmente dependente do marketplace, sem poder vender por conta prĂłpria.
As oportunidades
Um trĂĄfego qualificado;
Consumidores fiéis;
Maior abrangĂȘncia geogrĂĄfica;
Manutenção simplificada.
As responsabilidades
Regras;
Pagamento de taxas;
Visibilidade da marca;
Preço do produto e frete.
Para que vocĂȘ consiga definir em quais canais vender olhe para os produtos fabricados. Ou seja, se forem muito competitivos (como eletrĂŽnicos e eletroportĂĄteis), começar no marketplace Ă© uma Ăłtima opção. Se os seus produtos forem super exclusivos e bastante nichados, a melhor estratĂ©gia serĂĄ vender no prĂłprio e-commerce.
A experiĂȘncia do usuĂĄrio
No modelo de negĂłcio B2B fica sob responsabilidade do varejo a experiĂȘncia de compra do cliente, entretanto, no formato D2C esse papel fica sob responsabilidade da indĂșstria.
Ă importante ressaltar que essa proximidade com o consumidor pode abrir diversas oportunidades para o fabricante. AtravĂ©s dessa oportunidade vocĂȘ poderĂĄ entender quais sĂŁo as tendĂȘncias e comportamentos do mercado para melhorar produtos mais atuais e desenvolver novas ideias, alĂ©m de saber quais sĂŁo as expectativas do pĂșblico sobre o que a marca produz.
Use todas essas dicas enquanto oferece uma experiĂȘncia de compra Ășnica para o seu consumidor. Saiba que uma boa UX faz com que o consumidor volte a comprar de novo, gerando a tĂŁo almejada fidelização no varejo. AlĂ©m de ajudar a construir a reputação e autoridade do site, atraindo ainda mais clientes e deixando o e-commerce Ă frente dos concorrentes.
Ă muito importante tambĂ©m que vocĂȘ saiba gerenciar o estoque da loja online, invista em bons gateways de pagamento, tenha plataformas funcionais e com um suporte para operar um processo de entrega eficiente.
Antes de entrar para o mercado D2C verifique se a sua empresa estĂĄ totalmente preparada. A nova operação vai exigir capacitação dos funcionĂĄrios e entendimento do formato para que o modelo de negĂłcio se torne sustentĂĄvel. AlĂ©m disso, Ă© muito importante que vocĂȘ nĂŁo entre para o comĂ©rcio eletrĂŽnico com a pretensĂŁo de que ele acabe se tornando o seu canal nĂșmero um em vendas, para uma grande parte das marcas isso nunca acontece.
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