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Desmistificando o D2C

Nos dias de hoje é possível atuar em qualquer mercado ou setor da economia, tendo a possibilidade de criar um novo formato ou escolher outros modelos de negócios. Atualmente existem no mercado uma série de modelos de venda e com cada tipo de negócio é possível escolher por aquele que vai garantir o maior lucro líquido para a empresa. Nos últimos anos o modelo conhecido como D2C tem se tornado muito popular.


A expressão, que significa “direto para o consumidor”, é popularmente conhecida

como D2C.


O modelo de negócios D2C


O modelo de negócios D2C acontece quando uma indústria vende diretamente para o consumidor final. Ou seja, é uma venda que não passa por revendedores e/ou distribuidoras. Essa estratégia cresceu muito nos últimos anos e ainda mais com a facilidade que o e-commerce trouxe para as nossas vidas.


Essa estratégia, que também é conhecida como “venda direta ao consumidor” ou como estratégia de desintermediação, é um modelo específico para as indústrias que querem coletar dados sobre os consumidores e com isso aumentar as margens de lucro.


Isto é, através de canais de venda digitais, um negócio consegue entender o comportamento do consumidor e transformar em dados as vendas que estão sendo realizadas. Dessa forma, um negócio pode realizar testes, desenvolver e aprimorar ainda mais os seus produtos.


Isso acaba tornando o negócio mais eficiente, além de fazer com que a empresa consiga se aproximar mais dos clientes e ser mais assertiva.


Além disso, com o D2C você tem um número menor de custos. O que é totalmente diferente dos outros modelos de negócios que envolvem despesas que são maiores para se manterem.


A estrutura do modelo D2C


Os empreendedores estão criando diversas estratégias para aumentar ainda mais os seus lucros e os diferentes modelos de negócios são um super exemplo disso. Ou seja, as características do modelo D2C diminuem o processo de venda.


Esse modelo é conhecido por eliminar intermediários, o que acaba diminuindo os gastos com representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas.


Porém, a empresa fica responsável por todos os custos que podem ir da logística até a retenção de clientes. Isso acontece porque as despesas não são divididas pelos intermediários como nos negócios que são mais tradicionais.


O modelo D2C tem crescido muito entre as empresas, isso porque, ele proporciona um custo de distribuição menor e, consequentemente, margens maiores.


Saiba quais são os principais modelos de negócios


Existem diversas outras siglas além do D2C que servem para vários outros tipos de negócios. Saiba quais são:

  • C2C - Venda entre consumidor e consumidor. São as famosas vendas feitas pelo eBay e OLX, por exemplo;

  • B2C - Também chamado de Business to Customer, nesse modelo a transação acontece entre a empresa e os seus clientes. Esse costuma ser o formato de venda mais visto no mercado;

  • B2B - Ocorre quando a venda acontece de uma empresa para a outra. A sigla se refere a Business to Business;

  • B2G - Business to Government, é quando um negócio realiza uma venda e presta serviços para órgãos públicos;

  • G2P - Government to Public, vendas feitas pelo governo para o público;

  • G2G - Government to Government, acontece quando um governo faz negócios com outras instituições públicas ou até mesmo com outros governos.

Empresas D2C na prática


O modelo D2C não possui um inventor e nem existe um registro de uma data de quando ele começou. O que se sabe é que o modelo foi se popularizando através da internet e atualmente diversas empresas estão adotando essa estratégia em seus negócios.


Um super exemplo de negócio D2C é a empresa automotiva Tesla Motors. Fundada e comandada pelo famoso empreendedor Elon Musk, a Tesla já está avaliada em mais de 50 bilhões de dólares e as vendas dos veículos e acessórios são realizadas diretamente para o consumidor.


Além disso, existem outras empresas que também possuem ótimos resultados com a estratégia D2C como a Nike, por exemplo.


Podemos notar que o modelo D2C só cresce com a grande popularização dos e-commerces. Como dito acima, a estratégia D2C pode acabar gerando uma série de benefícios para os negócios por conta da diminuição dos gastos que esse modelo gera.


Quer integrar esse sistema ao seu negócio? Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe. Por fim continue acessando o nosso blog para ver muitos outros conteúdos como este.

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