top of page
  • Foto do escritorunlog hub

Dark Stores - A melhor forma de reduzir preços e prazos das suas entregas.

Atualmente, estamos vivendo uma nova era do consumo, onde as compras online estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. A partir dessa facilidade, as expectativas dos consumidores estão ficando altas e, com isso, as marcas se sentem pressionadas para ter mais contato com seus clientes em tempo real, uma vez que isso melhora a experiência de compra.

E uma das melhores formas de solucionar essa questão é ampliar o sistema de entrega e fornecer uma logística mais precisa e ágil, pois processar os pedidos o mais rápido possível é uma forma de estar mais perto do cliente e ainda entregar um serviço de qualidade. Mas será que essa solução é cabível para todas as empresas? É claro que sim, a partir das conhecidas Dark Stores.

O que são os Dark Stores?

Dark Stores são locais exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos comprados online. Contudo, diferente das lojas comuns, os Dark Stores possuem um tamanho menor e são localizados nos centros urbanos mais populares. Inclusive, muitas pessoas os confundem com lojas normais por conta de sua estrutura.

A intenção principal das Dark Stores é fornecer um espaço onde os consumidores possam ir buscar ou entregar de um ponto mais perto os produtos adquiridos na internet de um jeito mais rápido. Lá os clientes somente retiram a compra já embalada e não chegam a entrar na loja. Assim, elas funcionam como um local de armazenamento ou coleta de objetos.

A princípio, a maior diferença entre esses dois termos é que centros de distribuição são localizados em regiões com pouca movimentação urbana, distante de grandes metrópoles, privilegiando a oferta de espaço.


Por outro lado, as Dark Stores se encontram justamente nesses pontos de maior movimentação urbana, em metrópoles e grandes centros, privilegiando a localização.


Muitas vezes essa comparação gera algumas distorções. É comum ver gestores cometerem o equívoco de relacionar o custo do metro quadrado da Dark Store com o do centro de distribuição. Sendo que na verdade o mais coerente é comparar o custo metro quadrado da Dark Store com o custo do metro quadrado de uma loja de rua. Partindo desse princípio fica evidente que o modelo de Dark Store torna a presença urbana da empresa muito mais competitiva.

Vantagens da Dark Stores

Mas porque usufruir desse tipo de entrega? Bom, uma das maiores vantagens do serviço das Dark Stores é justamente trazer a mercadoria para mais perto do consumidor, visto que quem compra online prefere adquirir de lojas que ofereçam o produto em algumas horas ao invés de ter que esperar dias para a encomenda chegar em casa.

Portanto, vamos ao que interessa: conhecer as vantagens das Dark Stores.

Boa localização

Conforme dito anteriormente, as Dark Stores são localizadas no coração de grandes centros urbanos, locais esses que geralmente apresentam maior volume de compras online. Dessa forma, as Dark Stores estão sempre próximas do consumidor, o que agiliza a entrega e melhora a experiência de compra aprimorada. Além disso, por ter uma boa localização, o consumidor pode optar pela coleta rápida onde ele adquire o produto e já consegue ter o item em mãos no mesmo dia em que fez a compra.

Economia no frete e menor impacto ambiental

As Dark Stores são grandes auxiliares no quesito economia de dinheiro, visto que com ela o seu e-commerce não terá a necessidade de gastar com transporte ou com outras tecnologias para entrega. Como também, é uma ótima opção para as lojas sustentáveis que priorizem a redução dos impactos ambientais e emissões de carbono que são associadas à entregas de produtos.

Facilidade e rapidez no atendimento de regiões com alto volume de pedidos

Sabe-se que locais que apresentam maior volume de pedidos costumam passar por impasses emblemáticos, uma vez que as lojas não conseguem dar conta de tanta entrega e, por vezes, acabam atrasando. Com a dinâmica das Dark Stores você terá muita facilidade no atendimento para essas regiões, pois o atendimento é focado naquela zona de calor.

Custo reduzido de implantação e operacionalização

As Dark Stores não são ferramentas que exigem um planejamento mais complexo, sendo muito mais fáceis de lidar do que o gerenciamento do estoque de uma loja normal. No que diz respeito ao local, os custos são significativamente menores do que uma loja tradicional, isso porque o ambiente é pequeno e não precisa de tanta estrutura. Ou seja, você terá um local com rapidez, baixo custo e equipe especializada para atender sua demanda de entrega.

Além disso, a diferença de preço do custo de m² da construção no Brasil é gritante. Em 2020, o preço de custo m² sem desoneração da folha de pagamento gira em torno de R$ 1.363,23/m², enquanto as Dark Stores exigem muito menos que isso.

Maior eficiência

Esse tipo de solução costuma ser mais eficiente para atender pedidos derivados do omnichannel visto que suas dinâmicas são focadas nas vendas dos canais digitais e são capazes de processar um número maior de pedidos em alta velocidade. Dessa maneira, a sua loja acabará vendendo mais e entregando rapidamente mesmo com altas demandas.

Experiência única para o seu cliente

O fator que mais gera clientes leais é uma experiência de compra positiva. E isso você pode fornecer aos seus clientes a partir das Dark Stores. Com um prazo de entrega mais curto e uma facilidade maior, as Dark Stores mudaram e continuam mudando completamente a forma de comprar online.

Ficou interessado/a e gostaria de se aprofundar no assunto? Então conte com a Unlog! Em nosso site, você encontrará uma parte específica para entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas, bem como negociar com a gente.

E é claro, continue nos acompanhando aqui no blog e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da nossa empresa.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page