top of page
  • Foto do escritorunlog hub

Diferença entre Cross Docking e Transit Point

Muito tem se falado sobre os sistemas de logística Cross Docking e o Transit Point, mas vou pontuar aqui algumas diferenças. Te convido a me corrigir se eu estiver errado. conhece quais são as diferenças entre Cross Docking e Transit Point?


A cada dia que passa o e-commerce cresce cada vez mais, atualmente os consumidores preferem realizar a maioria de suas compras diretamente pela internet. E para que o setor possa continuar crescendo e melhorando mais a cada dia, alguns pontos são mais importantes que outros, como bom atendimento, preços competitivos e logística nas entregas.


Essas não costumam ser tarefas tão simples, mas ao adotar sistemas como Cross Docking e Transit Point elas podem ficar mais fáceis, já que essas são soluções que trazem mais agilidade a um custo mais baixo, além de garantir clientes ainda mais satisfeitos.


Quer saber qual a diferença entre Cross Docking e Transit Point? Continue lendo e saiba mais!


Transit point - Saiba o que é, como funciona e quais são suas vantagens


O Transit Point é uma operação realizada para atender uma região distante dos armazéns centrais (que gera custos mais altos) e funciona como um local de passagem dos produtos.


Além disso, para investir nesse sistema não é necessário muito dinheiro, isso porque se trata de uma estrutura simples e de fácil gerenciamento, já que não existe atividade de estocar os produtos que precisam ser controlados.


Como funciona o sistema Transit Point?


Basicamente o sistema Transit Point funciona como um centro de distribuição avançado, entretanto, não possui estoque. Isso acontece porque os produtos que chegam ao centro de distribuição já possuem destinos definidos. Dessa forma, os itens são separados antes, dispensando o tempo de espera pela separação e expedição dos produtos.


Após o recebimento dos produtos, pode ter ou não, um funcionário no local para realizar a organização e facilitar ainda mais o processo. Contudo, a empresa pode escolher caso queira ter um processo otimizado, nesse processo os próprios funcionários que trouxeram a carga do CD ou da fábrica podem ser responsáveis por alguns passos que vão deixar a operação mais organizada.


Após esse processo, o operador logístico responsável pela última milha pode retirar as mercadorias e começar as entregas nas regiões mais próximas.


Saiba quais são as vantagens do Transit Point


Quando bem implementado um sistema de Transit Point pode atuar principalmente na redução de custos logísticos e na agilidade das entregas. O Transit Point possui uma estrutura super simples, por isso, as instalações precisam de um baixo investimento e podem ser estrategicamente posicionadas em pontos da cidade.


Já os lugares que são de mais difícil acesso ou regiões que são mais distantes dos CDs principais ou dos grandes centros que possuem um trânsito intenso podem ter o seu próprio ponto de trânsito para otimizar ainda mais a operação.


Com pontos de trânsito perto dos clientes você reduz o prazo de entrega que no Brasil normalmente costuma ser de 9 dias, o que acaba gerando ainda mais satisfação para os consumidores.


Outra grande vantagem do Transit Point é o fato de não possuir estoque, o que acaba agilizando ainda mais a sua operação e consequentemente reduz a necessidade de um espaço físico. Além disso, é importante ressaltar que para que essa alternativa seja possível, é importante que você tenha um bom volume de pedidos e produtos para possibilitar o transporte dessas cargas com uma boa regularidade.


Cross Docking - Saiba o que é, como funciona e quais são suas vantagens


O Cross Docking é conhecido como um sistema de logística que possui como um de seus principais objetivos tornar o processo de entrega de produtos ainda mais eficiente, trazendo diversos benefícios para os varejistas e clientes, assim como diminui os custos com armazenamento.


Esse sistema se trata de uma tendência que acabou se desenvolvendo naturalmente, isso aconteceu porque quanto mais o e-commerce cresce, mais acessível e democrático ele se torna. Por outro lado, muitos varejistas ainda conseguem expandir os seus negócios, isso porque possuem espaços físicos limitados e o Cross Docking nasceu justamente para lidar com esses problemas.


Por isso, a aplicação do Cross Docking exige um alto nível de eficiência e utiliza uma plataforma com docas para recebimento e expedições. Com isso, não é necessário ter grandes áreas para estoque.


Como funciona o sistema Cross Docking


O sistema Cross Docking trabalha a partir da justificativa de que a divisão de tarefas deve acontecer de forma mais precisa. Dessa forma, os varejistas não precisam trabalhar com a estocagem de produtos, a estratégia de vendas e a entrega das mercadorias ao mesmo tempo.


Isso acontece porque quando o cliente faz uma compra no seu site, você envia os produtos para um centro de distribuição que através de um sistema organizado de redistribuição o encaminha para o cliente.


No Cross Docking a maior parte do trabalho de logística fica por conta dos centros de distribuição que trabalham em conjunto diretamente com o fornecedor.


Com esse sistema o empreendedor foca na parte de força de vendas, criando uma plataforma que vai servir como uma loja virtual para os produtos, pensando em ações de marketing e realizando as vendas.


Com a venda já fechada, o Cross Docking fica responsável pela entrega via fornecedores e centros de distribuição.


Saiba quais são as vantagens do Cross Docking


O sistema Cross Docking é responsável por diminuir as chances dos produtos de ficarem parados no estoque, isso porque é o próprio fornecedor que envia o item que já foi vendido através da plataforma, essa operação por sua vez acaba reduzindo os custos com logística.


O espaço necessário para montar uma loja também diminui, isso porque não é necessário armazenar muitos produtos e também existe muito mais rotatividade no estoque.


Outra vantagem que também deve ser destacada é em relação a segurança que o Cross Docking oferece, isso porque fica como responsabilidade do lojista entregar as mercadorias aos clientes, o que acaba garantindo um maior controle e segurança.


Qual a diferença entre o Transit Point e o Cross Docking?


Primeiramente, você deve escolher o sistema de logística de acordo com a realidade e desafios da sua operação.


Se você está em busca de independência de terceiros, o Transit Point pode ser a melhor alternativa para você, isso porque com o Transit Point você pode montar a sua própria operação. Isso quer dizer que os produtos vão sair do CD até o ponto de trânsito, após isso, os operadores logísticos fazem as entregas.


Por outro lado, se você não tem um espaço muito grande para um estoque na First Mile e não quer se preocupar com a operação logística, o sistema Cross Docking será a melhor opção. Já que com esse sistema você vende os produtos e os envia para o centro de distribuição, que passa a ficar responsável por todo o resto.


Além disso, existem diversos fatos que demonstram a importância que um sistema de logística tem para as empresas que precisam otimizar os seus processos de entregas, distribuição, trocas e retiradas pelos clientes.


A logística traz a possibilidade de a empresa organizar, planejar e controlar todos os processos que envolvem armazenamento e entrega de mercadorias, sempre tentando tornar o caminho o mais prático possível.


Ter esse tipo de facilidade na hora de organizar a logística dá à empresa uma possibilidade de entregar um serviço diferenciado e de qualidade para o mercado, o que faz as empresas se destacarem cada vez mais frente à concorrência.


Quer saber mais sobre essas estratégias? Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos colaboradores. Por fim, continue acessando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este.









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page