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INDÚSTRIAS: Saiba as 5 vantagens da “era D2C”

Crie novos canais de venda, aumente a margem e a oferta do seu portifólio de produtos



Em várias partes do mundo, às indústrias têm apostam cada vez mais em canais adicionais para potencializar suas vendas. Um exemplo disso, é “novo” momento que vivemos. Trata-se da era do D2C (direct-to-consumer) que viabiliza a venda direta ao consumidor final.

Com o apoio de soluções oferecidos pelo e-commerce, ao disponibilizarem suas soluções em uma plataforma de venda, é possível medir os dados e entender quais são os hábitos e gostos de seus consumidores. Assim, você que atua no setor industrial, consegue aumentar o marketshare e disponibilizar mais um canal de vendas com experiências de compra variadas para os seus consumidores, sem prejudicar os tradicionais canais de vendas existentes há anos em sua organização.

Para que o fluxo de vendas não seja prejudicado, lembre-se: opte por parceiros logísticos com conhecimento em D2C e que ofereçam uma solução integrada de fulfillment e last mile em zonas urbanas de alto consumo. Importante enfatizar que o melhor parceiro é aquele como capacidade para planejar e viabilizar implementações e gestão, desde Transit Points, Cross Docks, pontos de coleta e consolidação até Dark Stores, com uma solução completa de fulfillment integrado à entrega expressa.

Outro ponto primordial para viabilizar o D2C é reconhecer a importância do Omnichannel. Ou seja, para realmente se conectar com o consumidor final é preciso oferecer possibilidades de canais de venda que passam desde a presença em marketplaces de grande porte, e-commerce próprio e app de entrega rápida como Ifood e Rappi. Mas é claro que não precisa ser tudo de uma vez, o importante é dar um passo de cada vez de maneira consistente.


A seguir, confira as 5 principais vantagens do D2C para o seu negócio:



Melhor experiência de compra para os clientes – Como controle de todo o fluxo de distribuição, os fabricantes têm mais condições de gerar uma experiência de compra de qualidade para os seus consumidores;

Melhor relacionamento com o cliente - Ao conhecer o seu consumidor, você poderá satisfazê-lo hoje e em futuras oportunidades, além de ter a chance de oferecer um portifólio mais amplo de produtos e permitir ações e estratégias que vão aumentar as suas vendas;

Posicionamento da marca - Ao realizar uma venda direta você acaba evitando visões erradas da marca que podem acabar sendo geradas por uma experiência de compra ruim no varejo, por exemplo;

Maior receita - Ao utilizar as táticas certas no D2C, as empresas podem aumentar suas vendas e margem, obtendo um grande adicional de receita;

Otimização da performance - Ao ter o feedback direto dos clientes, você consegue testar produtos e aprimorar diariamente a performance, de uma forma muito mais assertiva.


CONSELHOS PARA O PLANEJAMENTO

Ao implantar o sistema D2C na sua empresa é muito importante que você monte um planejamento que contemple todos os aspectos do seu negócio. Por isso, se faça as seguintes perguntas:


• O que é preciso investir para sua equipe, parceiros e infraestrutura estarem prontos para suportar essa mudança de estratégia?

• Vale a pena preparar o seu CD para atender esses novos modelos de separação, expedição, trocas e devoluções ou é melhor implementar DarkStore?

• Você tem um plano de negócios completo, ou precisa e ajuda para montá-lo?

• Os seus parceiros de negócios em experiência para atender a sua nova estratégia?

• A TI e os procedimentos operacionais estão alinhados?

• Como exatamente o seu plano de marketing vai apoiar o lançamento inicial para os seus consumidores?


É importante lembrar que por mais que a sua empresa já esteja fazendo isso para clientes B2B, as operações do D2C terão algumas especificações a mais que devem incluir opções de pagamentos, impostos sobre vendas, envio de pedidos fracionados, devolução de itens individuais, além de diversos outros detalhes.


Porém não necessariamente seus sistemas e operações precisam estar totalmente voltados a essa nova maneira de gerenciamento de pedidos. Existem parceiros logísticos como a Unlog que são especializados em D2C e Fullcommerce e que podem viabilizar essa nova frente evitando uma mudança dolorosa na sua operação.



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