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Last Mile - Entregas em até um dia

Ao realizar uma compra em uma loja virtual, o procedimento logístico da entrega do pedido costuma ser longo e muito importante até a encomenda chegar ao seu consumidor. Esta última etapa da entrega é conhecida como Last Mile (a última milha).


Quando nos referimos ao transporte de mercadorias, o Last Mile é conhecido como o transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o seu destino final, ou seja, chega nas mãos do seu cliente tanto B2B como B2C.


Saiba qual o impacto do last mile na operação logística


É através do Last Mile que o lojista pode mostrar a qualidade do seu serviço e como ele admira uma entrega bem realizada e dentro do prazo que foi estipulado. Além disso, essa costuma ser uma das fases em que os consumidores mais se preocupam e ficam ansiosos para a chegada da compra.


Ou seja, essa última etapa é super importante, já que ela é decisiva para que o cliente tenha uma boa experiência com a empresa, onde ele poderá avaliar o tempo de entrega e as circunstâncias em que a sua encomenda chegou, o que muitas vezes acaba garantindo a sua reincidência de compra e em alguns casos fidelização.


Com isso, podemos notar o quanto o Last Mile é essencial para uma loja virtual, já que é nessa fase que você receberá a avaliação positiva ou não do consumidor. Entretanto, o Last Mile costuma possuir algumas dificuldades que acabam impactando na logística de entrega e no e-commerce, conheça algumas delas:


Custo elevado para o lojista: A etapa costuma ser excessivamente cara para o empreendedor, isso por conta da falta de planejamento logístico, trânsito muito intenso e até pela ausência do cliente para receber a encomenda no momento da entrega.


Acompanhamento do cliente: Nos dias de hoje ter apenas o código de rastreamento não é mais suficiente para os clientes. Atualmente os consumidores esperam ter acesso a um acompanhamento em tempo real, que mostre onde o entregador está, antes de entregar a sua encomenda e quando ele chegará.


Habilidade na entrega: Fazer a entrega no local correto, para a pessoa certa e no momento correto e até no mesmo dia em que foi realizada a compra. Com isso, essa última etapa do transporte pode acabar sendo muito otimizada, evitando atrasos e minimizando as chances de acontecer algum problema no meio do caminho.


Seguir as orientações do cliente: Um dos grandes problemas do Last Mile está ligado às orientações do cliente sobre a entrega. Para ter um Last Mile sem problemas, você precisará ter um sistema que garanta que as informações serão passadas de forma clara para o entregador, além de garantir uma comunicação direta entre cliente e entregador, caso ocorra algum imprevisto.


De nada adianta ter todos os processos anteriores ao Last Mile super rápidos e eficazes, com a entrega ao consumidor final sendo super demorada, mal executada, e não trazendo nenhuma satisfação para o cliente. Por isso, o Last Mile é super importante para a logística e principalmente para o e-commerce, permitindo uma boa imagem.


Sabemos que os clientes não gostam de esperar, por isso, é preciso investir em tecnologias e inovações para conseguir otimizar a última etapa da entrega e deixar os seus clientes ainda mais satisfeitos.


Saiba como otimizar o Last Mile


Algumas ações podem ser tomadas para otimizar o Last Mile e diminuir os seus custos. Conheça alguma delas:


  • Planeje toda a entrega, especialmente as rotas que serão utilizadas, sempre levando em conta possíveis imprevistos. Essa é uma boa maneira de manter os clientes informados;

  • Invista em tecnologia como em softwares e sistemas de gestão, por exemplo, para contribuir no planejamento das rotas. Utilize GPS para rastreamentos e acompanhamentos em tempo real também é uma ótima solução;

  • Aposte no agendamento de entregas, para que não aconteça de o cliente estar indisponível para o recebimento da entrega, abalando ainda mais no custo;

  • Não fique preso em apenas um fornecedor. Uma ótima solução é negociar com profissionais diferentes para não correr o risco de deixar o cliente na mão em caso de problemas;

  • Invista em diversos centros de distribuição, isso fará com que os seus produtos estejam ainda mais perto do cliente, diminuindo assim o tempo e custo de entrega;

  • Tenha sintonia entre as atividades e o tempo de entrega, lembre-se que qualquer problema pode acabar gerando ainda mais custos;

  • Invista em transporte coletivo para ajudar na diminuição de gastos;

  • Analise todo o processo de entrega para descobrir em qual parte existem mais erros e aumento de custos e o que pode ser melhorado.


Quer melhorar o seu Last Mile? Acesse nosso site e conheça os nossos serviços. Em caso de dúvida entre em contato com um de nossos colaboradores. Por fim, continue acessando o nosso blog para conferir muitos outros conteúdos relacionados a logística.



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