O e-commerce é conhecido por ser um canal igualitário que acabou abrindo espaço para muitos segmentos além do varejo. Com o passar dos anos, o avanço das plataformas de vendas online e a crescente aceitação a esse tipo de consumo fizeram as indústrias perceberem que ali tinha uma boa oportunidade para oferecer os seus produtos diretamente para o consumidor final, sem a necessidade de ter um revendedor ou um distribuidor propriamente dito. Assim, o D2C (Direct to Consumer) está se tornando cada vez mais forte e mais comum a cada dia que passa.
O que é o D2C?
Os tão populares termos B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer) já estão muito bem consolidados no mercado e, agora, o D2C chegou para trazer mais um conceito de vendas que gera bons resultados. Basicamente, o D2C é um sistema onde os negócios e as transações são feitas entre indústrias, franqueados, importadoras, distribuidoras e consumidores finais, sem nenhum tipo de intermediário dentro da cadeia.
Como também, através das ferramentas oferecidas pelo e-commerce, as indústrias conseguem medir os dados e entender quais são os hábitos e gostos de seus consumidores, o que pode gerar um excelente diferencial positivo para a sua empresa. Além de aumentar o Marketshare oferecendo mais um canal de vendas com experiências de compra variadas para os seus clientes.
As principais vantagens do D2C
Melhor experiência de compra para os clientes - Controlando todo o fluxo de distribuição, os fabricantes têm mais condições de gerar uma experiência de compra de qualidade para os seus consumidores;
Melhor relacionamento com o cliente - Ao conhecer o seu consumidor, você poderá satisfazê-lo hoje e em futuras oportunidades, além de ter a chance de permitir ações e estratégias que vão aumentar as suas vendas;
Posicionamento da marca - Ao realizar uma venda direta você acaba evitando visões erradas da marca que podem acabar sendo geradas por uma experiência de compra ruim no varejo, por exemplo;
Maior receita - Ao utilizar as táticas certas no D2C, as empresas podem aumentar suas vendas, obtendo um grande adicional de receita;
Otimização da performance - Ao ter o feedback dos clientes, você consegue aprimorar diariamente a performance, de uma forma muito mais assertiva.
O que devo saber antes de iniciar o D2C?
Ao implantar o sistema D2C na sua empresa é muito importante que você monte um planejamento que contemple todos os aspectos do seu negócio. Por isso, se faça as seguintes perguntas:
Sua equipe e parceiros estão prontos e você tem infraestrutura para suportar essa mudança de estratégia?
O seu armazém está preparado para atender esses novos modelos de separação, expedição, trocas e devoluções?
Você tem um plano de negócios completo?
Os seus parceiros de negócios estão prontos e vão entender a sua nova estratégia?
A TI e os procedimentos operacionais estão alinhados?
Como exatamente o seu plano de marketing vai apoiar o lançamento inicial para os seus consumidores?
É importante lembrar que os seus sistemas e operações precisam estar totalmente voltados para o gerenciamento de pedidos. Por mais que a sua empresa já esteja fazendo isso para clientes B2B, as operações do D2C terão algumas especificações a mais que devem incluir opções de pagamentos, impostos sobre vendas, envio de pedidos fracionados, devolução de itens individuais, além de diversos outros detalhes.
Logística para D2C com a Unlog
Conhecida como um hub de logística urbana avançada, a Unlog é uma logtech que oferece armazéns e Last Mile em zonas urbanas de alto consumo. Além disso, realizamos implementações e gestão desde Transit Points, Cross Docks, pontos de coleta e consolidação até Dark Stores com uma solução completa de fulfillment integrado à entrega expressa.
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