Com o crescimento elevado do E-commerce em 2020 e 2021, estamos vivendo uma nova era onde as expectativas dos consumidores foram elevadas e atendê-las de maneira satisfatória pode ser difícil. A Dark Store foi desenvolvida como resposta para um dos principais problemas do e-commerce, que é o prazo de entrega.
Dark Store, em tradução literal, significa “loja escura”, ou seja, é um ponto de venda, mas sem acesso público, que funciona apenas como um centro de distribuição.
Resumidamente, este é um local de uso exclusivo para indústrias, marketplaces e e-commerces, onde os produtos são armazenados, separados e enviados ao destinatário. Isto possibilita que uma empresa abra sua filial em um local apropriado, com toda a estrutura de fulfillment.
Além disto, neste modelo o consumidor pode escolher entre receber a entrega em sua casa ou fazer a retirada no armazém, se desejar economizar com o frete!
Conforme André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), “as dark stores foram mais um fenômeno da pandemia. Vêm da necessidade do varejista especializado de ter uma presença física mais próxima dos clientes do e-commerce para poder atender de forma mais eficiente e rápida”
Vantagens da Dark Store:
A princípio, a vantagem mais marcante é a sua localização em diferentes centros urbanos. A proximidade com os consumidores possibilita a oferta de serviços como entrega expressa em menos de 24h, oferecendo uma experiência de compra mais aprimorada.
Conforme a Global Consumer Insights 2018, conduzida pela PwC, pouco menos que a metade dos brasileiros (45%) possui interesse em comprar pela internet e dois terço deles (64%) afirmaram estar a favor de pagar mais caro no frete por uma entrega mais ágil.
Além disso, como informado anteriormente o cliente pode optar por fazer a retirada na própria Dark Store, que possui fachada como uma loja comum, assim possibilitando esta opção ao comprador que deseja economizar com o frete.
Outras vantagens
Contudo, este meio de distribuição do estoque de sua loja possui diversas outras vantagens, como por exemplo:
Mais eficiência operacional:
Além de processar os pedidos rapidamente, a dark store possui uma estrutura organizada e tecnologia de ponta na preparação de carga, controle de estoque e coleta, agilizando a entrega e aumentando a sua eficiência.
Ampliação dos negócios:
Este modelo oferece oportunidade para que o embarcador (industria, market place e ecommerces) se conectem com centros urbanos distantes, assim ampliando os negócios, atendendo um número crescente de clientes que estariam distantes geograficamente, o que pode aumentar o valor do frete e interferir nas vendas.
Altos volumes de pedidos:
Este modelo também traz um grande benefício quanto à capacidade de estoque do embarcador, proporcionando assim a oportunidade oferecer em regiões com alto número de pedidos, todo o portfólio de produtos, desde os SKUs de alto giro até os mais nichados.
Melhor experiência para o cliente:
Agregando: frete mais rápido e barato com portfólio de produtos diversificado a Dark Store proporciona aumento na fidelização de clientes com a marca. Com isso, minimiza o número de abandonos de carrinho em seu site e aumenta os lucros da empresa.
Qual a diferença entre Dark Store e centro de distribuição?
A princípio, a maior diferença entre esses dois termos é que centros de distribuição são localizados em regiões com pouca movimentação urbana, distante de grandes metrópoles, privilegiando a oferta de espaço.
Por outro lado, as Dark Stores se encontram justamente nesses pontos de maior movimentação urbana, em metrópoles e grandes centros, privilegiando a localização.
Muitas vezes essa comparação gera algumas distorções. É comum ver gestores cometerem o equívoco de relacionar o custo do metro quadrado da Dark Store com o do centro de distribuição. Sendo que na verdade o mais coerente é comparar o custo metro quadrado da Dark Store com o custo do metro quadrado de uma loja de rua. Partindo desse princípio fica evidente que o modelo de Dark Store torna a presença urbana da empresa muito mais competitiva.
O momento atual fortalece as Dark Stores:
Ao passo em que a pandemia do coronavírus foi tomando proporções mundiais, muitas lojas físicas tiveram que fechar, sem previsão de reabertura. Assim, muitas empresas migraram seus negócios para o comércio eletrônico.
De acordo com diversos especialistas, com a pandemia as pessoas se adaptaram para um “novo normal” e este não tem mais volta. Só em 2020 mais de 12 milhões de novos brasileiros entraram para o E-commerce. Os consumidores estão confortáveis fazendo compras online e não pretendem parar.
Assim, os vendedores que estiverem preparados com as melhores condições de entregas, oferecendo experiência de compra positiva aos seus clientes, vão se destacar no mercado.
Dessa maneira, podemos declarar que Dark Store fará parte do futuro das grandes indústrias, marketplaces e e-commerces.
Se você tem interesse em fazer parte do futuro, acesse nosso site e saiba mais sobre este serviço ou siga nosso blog para mais informações!
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