A cada ano que passa os pick up points estão crescendo cada vez mais e isso só prova que essa é uma inovação que veio para ficar. Apesar de ser uma estratégia nova no Brasil, no exterior é notável os diversos benefícios que o pick up points apresenta, como ferramentas de otimização logística, desde as entregas até as situações de troca e devolução. Além disso, sabemos como os mercados estão cada vez mais competitivos, por isso, é muito importante que as empresas estejam ligadas nas principais tendências na área de inovação logística para que assim consigam se diferenciar da concorrência.
O que são pick up points?
Os pick up points, também conhecidos como pontos de retirada, são locais físicos que retratam a continuidade do ciclo de compra dos e-commerces. Através dessa estratégia, busca-se entregar ao cliente serviços de distribuição logística ainda mais eficientes. Na prática os pick up points são um conjunto de lojas ou estabelecimentos conveniados em que o consumidor pode realizar a retirada de compras que fez online, no dia e horário que preferir.
Essa é uma ideia objetiva e eficaz que conquista ainda mais os consumidores. Além disso, o lojista virtual também tem as suas vantagens, como a redução dos custos relacionados a frete e o aumento de satisfação do cliente. Enquanto isso, as lojas conveniadas, além de receberem uma comissão, ganham a oportunidade de aumentar o número de pessoas que se encaminham a elas, aumentando o potencial de novas vendas.
A expressão click & collect se refere a mesma estratégia onde pontos conveniados realizam as entregas das encomendas que foram feitas online, incluindo também toda a atividade de logística reversa de acordo com as trocas e devoluções de produtos.
Ao aderir a essa estratégia, o consumidor possui mais opções que resultam diretamente na sua experiência de compra, como no frete grátis e na praticidade de retirar sua compra em um local próximo a sua residência, trabalho ou outro lugar que seja mais cômodo, além da economia de tempo.
Entregas mais eficientes para as transportadoras
As transportadoras por sua vez também são beneficiadas, já que os pontos de retirada reduzem os trajetos que deveriam ser percorridos em cada entrega. Sem os pick up points os produtos precisam ser enviados até a residência do consumidor, já com essa nova modalidade, a distribuição dos itens deve ser feita apenas até o estabelecimento conveniado pelo e-commerce.
Ou seja, dessa forma são reduzidos os custos logísticos, como combustível, manutenção da frota, gastos com a folha de pagamento, seguros e riscos de acidentes ligados ao transporte, extravios e roubos.
Aumento de volume para o transporte e a logística reversa
É evidente que as atividades de logística precisam de tempo e costumam ser caras, já que cada consumidor precisa ser atendido individualmente pela transportadora. Entretanto, quando o cliente escolhe a opção do pick up point, o custo é diminuído, já que o próprio cliente realiza a entrega do produto que ele deseja devolver para a troca nas empresas conveniadas.
A mesma coisa acontece nos processos de entregas de mercadorias. Isso porque, entre os clientes das transportadoras existem lojas virtuais que possuem um baixo volume de vendas, o que acaba formando um espaço vazio nos veículos. Dessa forma, as lojas que possuem o mesmo destino conseguem preencher a capacidade de armazenamento total da carga de veículos, facilitando as viagens financeiramente.
Redução nas taxas de multas das entregas
Sabemos que a maioria das pessoas não passam o maior tempo em casa, porém, com os pick up points o problema de não estar em casa na hora da entrega, não existe, já que a retirada da mercadoria pode ser escolhida pelo próprio consumidor no momento em que ele achar melhor, além de diminuir os custos logísticos da empresa.
Quer saber mais sobre a estratégia de pick up points? Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos colaboradores. Por fim, continue acessando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como este.
Comments