Você sabia que os PUDO/Lockers estão sendo considerados uma forte tendência para o e-commerce? E isso não é por acaso, essas são soluções conhecidas que foram inventadas para resolver um grande problema que toda loja virtual possui, e isso inclui as grandes lojas de varejo.
Estamos nos referindo a grande taxa de insucesso na entrega. Sabemos que muitos consumidores que realizam compras online e que recebem em casa estão sendo rapidamente substituídos por um perfil omnichannel. Ou seja, muitas vezes eles não querem que o produto seja entregue diretamente na sua residência ou em qualquer outro endereço e muitas vezes nem se encontram no endereço para receber a transportadora.
Esses problemas acabam gerando prejuízos que envolvem tempo e dinheiro para os lojistas, que precisam buscar novas soluções e analisar suas margens de lucros que vão ficando cada vez mais achatadas.
Quer saber mais sobre os PUDO/Lockers e a melhor forma de ter diversos pontos de entregas para a sua operação de vendas? Continue lendo e saiba mais!
O que é PUDO/Lockers (Pick Up & Drop Off)?
Conhecido como PUDO ou coleta e entrega (que vem do inglês Pick Up & Drop Off), essa é uma estratégia que envolve qualquer local para que os consumidores recebam e deixem seus pacotes, sejam compras de e-commerce ou trocas e devoluções.
Na maioria dos casos, os pontos PUDO funcionam como um serviço a mais em que as empresas utilizam em ramos que não são necessariamente de delivery. Isso é o que ocorre em lojas físicas que se cadastram como pontos de retiradas.
O PUDO também pode ser operacionalizado na forma de armários (os famosos lockers), que são distribuídos estrategicamente em áreas que são de fácil acesso e que possuem grandes circulações.
Além disso, por conta de suas características o modelo está revolucionando o jeito como as plataformas de e-commerce organizam as suas entregas, já que esse sistema aumenta a eficiência da rede de distribuição.
Saiba qual a importância do PUDO/Lockers na logística
De acordo com a International Post Corporation (IPC) estima-se que somente na Europa existam atualmente mais de 190 mil pontos de retirada. Além disso, em diversos países, o uso desse sistema já atende uma parcela significativa dos consumidores que realizam as suas compras online.
Aqui no Brasil, o PUDO/Lockers também tem apresentado excelentes resultados. Ou seja, esses bons resultados acontecem porque o sistema elimina qualquer chance de que a mercadoria não seja entregue por ausência do destinatário, como dito anteriormente.
Com isso, o consumidor final começa a ter o poder de decisão sobre como exatamente vai receber a sua encomenda, o que aumenta ainda mais a relação da sua marca com o consumidor.
Conheça quais são os modelos de PUDO/Lockers
Pick up points
Nos sistemas Pick up points, o cliente tem a liberdade de escolher onde quer receber a sua encomenda. Dessa forma, no momento da compra ele escolhe um dos pontos credenciados pelo e-commerce. Esses pontos podem ser comerciais como lojas de roupas e bancas de jornais, por exemplo.
Além disso, essa é uma ótima estratégia para aumentar a eficiência do e-commerce, que passa para o consumidor a acessibilidade de estar perto e como ele quiser.
Click & collect
O Click & collect é conhecido por funcionar da mesma forma que o Pick up points. A diferença entre os dois, é que nesse modelo, o ponto de retirada costuma ser uma loja física do próprio e-commerce e não estabelecimentos de parceiros cadastrados.
Esse modelo é aconselhado para lojas que possuem uma rede de unidades bem abrangente, entretanto, sempre é possível complementar com os pontos pick up.
Social pick up points
Neste sistema de entrega os pontos de coleta e retirada são residências ou apartamentos cadastrados para isso. Essa é uma grande oportunidade de ampliar a rede considerando que aposentados, donas de casa ou desocupadas costumam ficar mais tempo em suas residências.
Para os consumidores, pode parecer mais seguro pegar a encomenda com um vizinho do que em um estabelecimento desconhecido ou que seja mais longe de casa.
Lockers
Os famosos lockers também conhecidos como “armários inteligentes” são um tipo de PUDO que funcionam sem nenhuma intervenção humana.
Eles são estruturas instaladas em pontos estratégicos e acessados pelo comprador para retiradas, trocas e devoluções. Além disso, toda essa operação pode ser realizada por aplicativos, onde o consumidor pode gerenciar na sua própria conta o processo de liberação do armário que vai ser utilizado.
Essa liberação pode ser realizada através de uma chave física ou senha, que é fornecida no momento em que o consumidor realiza o seu cadastro como cliente no site ou aplicativo da empresa que está responsável por gerenciar os lockers.
Kiranas
Atualmente, esse é um sistema muito popular na Índia, mas que pode surpreender e ganhar força em mercados como o Brasil, que possui grandes características para isso.
As kiranas são pontos de retirada que funcionam junto com os ambulantes e feiras de rua, isso inclui os tão famosos camelódromos.
O futuro do sistema PUDO
Sabemos que o sistema PUDO já é uma realidade. Além disso, ele é uma solução para que os e-commerces se mantenham ainda mais competitivos em um mercado que é tão complexo.
De acordo com a Econsultancy, 79% dos consumidores já compraram em 2020 pelo sistema de click & collect.
Esses números são super convincentes e não deixam dúvidas sobre o enorme potencial que esse modelo logístico pode oferecer.
Quer integrar esse sistema ao seu negócio? Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe. Por fim continue acessando o nosso blog para ver muitos outros conteúdos como este.
Commentaires