Sofrer com o atraso e com os preços altos dos custos com entregas é um problema que atormenta diversos gestores logísticos. Pois, no setor de entregas atual, as vantagens competitivas são instáveis e os concorrentes estão sempre apresentando novidades tecnológicas para fidelizar seus clientes.
Afinal, um dos fatores que mais prejudicam a imagem de uma empresa é o atraso ou problemas na entrega. Então, para evitar esse tipo de problema, se torna fundamental rever e aprimorar os procedimentos que fazem parte deste processo. Por exemplo:
Otimize os processos internos
O processo de otimização das ações internas é o primeiro passo para evitar atrasos nas entregas. Pois assim, problemas como erros de estoque, demora nas emissões de documentos e outras situações que podem surgir, deixam de atrapalhar o envio de seus produtos.
Para isso, recomenda-se um mapeamento de todas as operações, com destaque nos pontos que costumam dar problemas de atraso. Assim, é possível uma melhor análise de todos os ângulos para definir estratégias de otimização. Por outro lado, no quesito controle, TI é a melhor solução para tornar tudo mais desenvolvido e seguro.
Para parar de sofrer com atrasos e com os preços altos dos custos com entregas, aprimore o planejamento logístico da empresa
Um bom planejamento logístico deve examinar todos os detalhes operacionais, para garantir a eficácia destas ações. Assim, todos os fatores (internos e externos), devem ser planejados estrategicamente para um bom funcionamento.
Então, com o planejamento em mãos, já se pode criar procedimentos e investimentos em TI, que devem ser seguidos corretamente para reduzir ou eliminar falhas antigas, que causaram atrasos e custos desnecessários ao procedimento de entregas.
Calcule os riscos do segmento
Através do estruturamento de uma cadeia de riscos da empresa, todas as ameaças passam a ser conhecidas e solucionadas rapidamente em casos de imprevistos. Porém, o processo de categorizar os riscos e criar planos extras pode ser difícil, mas um sistema de controle de qualidade ajuda muito com essa atividade.
Para parar de sofrer com atrasos e com os preços altos dos custos com entregas, reavalie prazos:
Um dos piores erros cometidos no processo de entrega, é assumir compromissos com prazos inviáveis, que geram atrasos nas entregas. Pois, estes são erros desnecessários, que abalam a confiança dos consumidores com a sua empresa.
Para manter o controle dessas ações, busque uma empresa responsável e segura, que garanta eficiência e comprometimento com os pedidos de seus clientes. Além disso, se informe sobre novas tecnologias disponíveis no mercado, para minimizar o tempo das entregas e proporcionar boa experiência aos consumidores.
Melhore o processo de distribuição
O processo de distribuição começa na separação do pedido e vai até a entrega deste para o cliente, otimizar, torna-se necessário para a satisfação do cliente e a redução de custos.
Para isso, é necessário investimentos externos, crescer e atualizar-se conforme o mercado logístico. Os clientes, prezam por um next day delivery ou same day delivery. Então, é responsabilidade da sua empresa atender a essas exigências corretamente.
Para isso, diversas opções como, Dark Stores, Transit Points, Lockers e empresas que prestam serviços de Última Milha excelentes, estão no mercado facilitando o processo de distribuição e entrega de muitos lojistas.
Para continuar acompanhando dicas eficientes e úteis para aperfeiçoar o sistema de entregas do seu negócio, acesse o nosso blog e se informe. Além disso, se desejar saber mais sobre algumas das diversas opções de processos de distribuições citados acima, acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas.
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