Por Michele Dim D’Ippolito
O E-commerce não é somente direcionado para as vendas com consumidor final. Hoje, há o modelo de negócio Business to Business (B2B) que está em constante expansão no comércio eletrônico.
Aliás, as projeções do E-Commerce Brasil apontam que os e-commerces que vendem para empresas devem ter faturado US$ 6,6 trilhões até o final de 2021 em todo o mundo. Um segundo levantamento feito pela empresa BigCommerce (amostragem de 500 empresas do varejo) demonstrou que 80% delas já trabalham com pedidos e pagamentos online. Desse modo, a Gartner projetou que essa tendência continuará nos próximos anos e que 75% dos gastos com compras B2B ocorrerão por meio do mercado online.
Portanto, isso comprova que as empresas estão mudando o seu comportamento de compra, pois cada vez mais estão realizando comparações de valores de lojas físicas e lojas virtuais, e, com isso, utilizam os canais eletrônicos como mais uma opção de faturamento para o seu negócio.
Ademais, atualmente já existem algumas plataformas de E-commerce que apresentam funcionalidades exclusivas para o formato B2B, como a Mercos que é um grande exemplo, pois ela potencializa vendas de 6.500 indústrias, distribuidoras e representantes comerciais. Dessa maneira, ano após ano a plataforma torna-se responsável por mais de R$40 bilhões em vendas no modelo B2B.
Conquista de novos clientes
Outro fato importante para salientar é que as empresas que vendem exclusivamente através de representantes comerciais podem continuar suas vendas normalmente, sem a necessidade de migrar para o comércio eletrônico, como ocorre com as empresas que possuem espaços físicos e também vendem pela internet. Assim, empresas que atuam no modelo B2B através de representantes possuem a opção de ter o seu ambiente online para vender seus produtos/serviços. Juntando as duas forças, portanto, essas empresas conseguem manter e também aumentar os seus resultados através de novos nichos de mercado.
E aí onde entra a seguinte questão: será que um representante da sua rede não gostaria de uma ferramenta que o ajudasse a vender mais no mesmo período de tempo? É claro que iria querer, uma vez que isso geraria mais vendas! O representante poderá atender fisicamente aqueles clientes que preferem este tipo de atendimento e instruir os mais antenados a enviarem seus pedidos pela loja virtual. Dessa forma, sobrará mais tempo para buscar novos clientes e gerar ainda mais vendas.
Entrega rápida é diferencial no B2B
Apesar das empresas B2B estarem participando da rápida transformação digital, os clientes não estão dispostos a permitir que exista atrasos na entrega. Isto é, não adianta de nada você transformar a sua empresa, mas deixar de lado a experiência de compra positiva do cliente. Inclusive, a pesquisa da TrustRadius mostra que 94% dos compradores do modelo B2B esperam o mesmo nível de satisfação dos clientes que consomem dos espaços físicos, principalmente em relação a prazos de entregas.
Entretanto, como fazer seus produtos chegarem rápido em regiões em que a sua empresa não atua? Será que ela conseguirá alcançar os estabelecimentos menores e mais distantes? Já pensou em como levar os seus produtos para todo o país? Pois é, é primordial que a sua empresa consiga realizar a distribuição das suas mercadorias, disponibilizar estoques em zonas quentes de consumo e ter uma entrega dentro do prazo.
Para isso, o primeiro passo é ter acesso a uma solução completa de hubs urbanos e armazéns alocados em estacionamentos, espaços ociosos ou até em um prédio/galpão convencional. Com isso, os hubs logísticos podem implementar o conceito Dark Stores e Transit Point, O modelo Dark Stores oferece apoio para receber uma grande diversidade de estoques para que os clientes possam retirar seus produtos comprados em um E-commerce perto da sua casa. O que resulta em uma maior agilidade e rapidez.
Já o modelo Transit Point é um apoio logístico para a troca de modal. Grandes caminhões descarregam mercadorias em gaiolas e, neste espaço, veículos com menor capacidade retiram e realizam as entregas por regiões. Isto é, a mercadoria sai de um grande centro de distribuição e faz um trânsito de poucas horas até chegar ao destino final. Dentro desta estrutura, é importante desenvolver um sistema completo de fulfillment que direciona toda a gestão de estoque e o processo de picking e packing. Além disso, por meio de APIs, é possível fazer a integração com sistemas de roteirização de transportadoras para atender demandas de entregas.
Transporte especializado
O processo de entrega deve ser feito por uma transportadora que atenda demandas “next day” e “same day delivery” com diferentes modais, como bikes elétricas, motos convencionais, carros utilitários, carretas, vans e vucs. Com essas opções, é possível executar demandas para o modelo B2B com planejamento de toda a gestão das rotas com alta performance, desde as entregas até a logística reversa.
Esse ecossistema de logística reduz o impacto de grandes deslocamentos para a coleta das rotas e ainda possibilita que os entregadores tenham as condições ideais de mobilidade com uma carga maior.
Artigo desenvolvido por Michele Dim D’Ippolito, CEO e co-fundador da UNLOG, especializada na criação de hubs avançados de distribuição e da UNCARGO, transportadora focada em demandas” next day” e “same day delivery” para os mercados B2C, D2C e B2B.
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