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Ter um centro de distribuição nas principais capitais é um problema para o seu negócio?

Com o avanço do mercado online durante a pandemia, a demanda por um Last Mile de qualidade tem se tornado cada vez maior e como otimizar este processo é o segredo que os grandes players não contam!


Com isso, muitos pequenos empreendedores têm ficado para trás nesta corrida contra o tempo! E podemos perceber que o investimento nos grandes centros de distribuição não traz a mesma rentabilidade que antigamente.


Os consumidores estão cada vez mais ansiosos pela entrega de seus produtos e não aguentam mais esperar. Então, eles valorizam os grandes players por conta de opções como Same Day Delivery e Next Day Delivery, além de outras opções oferecidas que melhoram a experiência do consumidor no Last Mile.


Os principais desafios para alcançar o segredo dos grandes players!


Como percebemos anteriormente o segredo está no Last Mile dos grandes players. Para acompanhá-los é necessário:


Rapidez na entrega: Conforme os dados da loja Magalu, citados pela revista InfoMoney, vendas com entregas em 1 hora tem 62% mais conversões do que as que oferecem entrega em 48 horas. De acordo com a Invesp isto acontece porque os compradores desejam entregas que sejam feitas no mesmo dia que a compra!


Desencontros: Contudo, entregas em horários inconvenientes são desfavoráveis por poderem gerar desencontro entre os entregadores e consumidores. Assim, estudos da Capgemini Research Institute, confirmam que 73% dos consumidores preferem entregas em horário convenientes ao invés de entregas rápidas!


Custo alto: No entanto, não adianta agilizar as entregas e cobrar preços altos demais para os consumidores. Neste caso o frete muito caro espanta os compradores. 63% dos consumidores abandonam o carrinho quando se deparam com um alto custo de entrega, conforme dados do Statista.


Segurança: Resumidamente, apenas em 2020 foram registradas no Brasil mais de 14 mil ocorrências de roubo, sendo a maioria delas na última etapa da entrega, conforme a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística. Oferecer garantia de entrega e suporte de atendimento ao cliente em caso de qualquer contratempo, interfere muito na decisão de compra.


Poluição: As questões ambientais também têm sido levadas muito em conta pelos consumidores. Com o crescimento de 78% do e-commerce, calcula-se que até 2030, o dióxido de carbono irá aumentar 25 milhões de toneladas por ano, conforme o Fórum Econômico Mundial. Oferecer soluções que contribuam para a redução destes números também é uma boa forma de chamar a atenção dos clientes.


A solução que os grandes players utilizam para otimizar suas entregas


Primeiramente, para proporcionar uma Last Mile equivalente aos grandes players do mercado, é necessário começar montando uma estratégia logística bem posicionada e que atenda todas as necessidades e exigências dos consumidores.


Principalmente se a sua operação for omnichannel, ou seja, se você trabalha com diversos canais, online e offline, precisa garantir uma gestão unificada.


Algumas alternativas para solucionar o problema com o prazo de entrega e custo ao consumidor são:


Dark Store (loja escura): Pequenos centros de distribuição localizados nos maiores centros regionais, com alto índice de pedidos online, que garantem uma maior agilidade na entrega. O maior diferencial da dark store é a sua localização de fácil acesso, diferente dos grandes centros de distribuições, que normalmente se encontram no interior e longe dos seus consumidores.


Este modelo proporciona rapidez e qualidade nas entregas e permite opções como next day delivery ou até mesmo same day delivery aos seus clientes, com um menor deslocamento, o que por consequência proporciona um frete mais barato, rápido e menos poluente. Desta forma, torna a experiência de compra mais satisfatória e agradável, o que aumenta as chances de recompra.


PUDO/Lockers: Conhecidos como armários inteligentes modulares, distribuídos em grandes centros e locais de fácil acesso, este sistema proporciona diversas vantagens para o sistema logístico.


Resumidamente, é um ponto de retirada e devolução de mercadorias que se encontra perto dos consumidores, em grandes avenidas, shopping centers e aeroportos. Além da facilidade de acesso para o cliente, este sistema garante a segurança de entregas em regiões de risco para os entregadores, de difícil acesso ou com grandes demandas.


É uma ótima solução para quem deseja oferecer uma maior agilidade, comodidade para o cliente e sustentabilidade nas entregas!


Transit Points: Funciona como um local de passagem para os produtos localizados nos grandes centros urbanos. O grande diferencial deste sistema é que não possui estoque para a armazenagem dos produtos.


Assim que o veículo de grande porte chegam ao local com os lotes de pedidos , são fracionados em veículos menores que farão a entrega pulverizada em cada micro região. Nestes locais, equipes especializadas garantem todo o serviço de transbordo de mercadorias, planejamento de roteirização e até controle do Last Mile. O embarcador ganha tempo na operação, economiza com espaço de no sorting e pessoal, podendo focar apenas nas vendas. Além disso, um processo de entrega eficiente, aumenta a satisfação do consumidor, otimizando o tempo de espera dele.


Para melhorar sua estratégia logística e aplicar os segredos que os grandes players não contam, converse com nossos especialistas e veja como melhor adequar essas alternativas ao seu negócio.

Por fim, para mais dicas como essa, acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo que você precisa saber para otimizar o tempo e os custos da sua entrega!



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